A Série Divergente : Filmes 1 e 2

Criar um Site Grátis Fantástico
A Série Divergente : Filmes 1 e 2

A SERIE DIVERGENTE : FILMES 1 E 2

A SERIE DIVERGENTE : INSURGENTE

The Divergent Series: Insurgent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Divergent Series: Insurgent
Insurgente (PT)
A Série Divergente: Insurgente (BR)
Logotipo do filme
 Estados Unidos
2015 •  cor •  119 min 
Direção Robert Schwentke
Produção Douglas Wick
Lucy Fisher
Pouya Shabazian
Produção executiva Neil Burger
Roteiro Brian Duffield
Akiva Goldsman
Mark Bomback
Baseado em "Insurgente", porVeronica Roth
Elenco Shailene Woodley
Theo James
Kate Winslet
Ansel Elgort
Octavia Spencer
Jai Courtney
Ray Stevenson
Zoë Kravitz
Miles Teller
Maggie Q
Naomi Watts
Género Aventura
Suspense
Ficção científica
Música Joseph Trapanese
Cinematografia Florian Ballhaus
Edição Nancy Richardson
Stuart Levy
Companhia(s) produtora(s) Red Wagon Entertaiment
Summit Entertainment
Mandeville Films
Distribuição Summit Entertainment
Lionsgate
Lançamento BrasilPortugal 18 de Marçode 2015
Estados Unidos 20 de Março de2015
Angola 3 de Abril de 2015
Idioma Inglês
Orçamento U$S 110 milhões
Receita U$S 297 milhões
Cronologia
Último
Divergente (2014)
The Divergent Series: Allegiant
(2016)
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

The Divergent Series: Insurgent ou Insurgent (no Brasil: A Série Divergente: Insurgente e em Portugal: Insurgente) é uma produção cinematográfica americana de 2015 com os gêneros ficção científica e aventura, dirigido por Robert Schwentke (Red: Aposentados e Perigosos) e baseado no bestseller mundial Insurgente, o segundo livro da trilogia com o nome de A Série Divergenteescrito por Veronica Roth. É a sequência do filme Divergente de 2014, produzido por Lucy Fisher, Pouya Shabazian e Douglas Wick, com roteiro de Brian Duffield, Akiva Goldsman e Mark Bomback. Robert Schwentke assumiu o papel de Neil Burger que se tornou produtor executivo do filme.

A história se passa três dias após a edição anterior e continua a seguir Tris Prior; Tris e Quatro estão em fuga após fugir de uma aquisição hostil de Jeanine e o resto dos eruditos. O sistema de facção na pós-apocalíptica Chicago está se desintegrando, e todo mundo está desesperado para obter poder - e respostas. O elenco de apoio do filme é composto por Octavia Spencer, Naomi Watts, Suki Waterhouse, Rosa Salazar, Daniel Dae Kim, Jonny Weston, Emjay Anthony e Keiynan Lonsdale.

Apesar do sucesso de bilheteria que fez, o filme recebeu resenhas mistas da crítica como o antecessor, elogiando o visual, as cenas de ação e a atuação de Woodley como Tris, mas teve uma recepção de significância negativa a respeito do roteiro. A data de lançamento do filme aconteceu no dia 18 de março no Brasil e em Portugal e no dia 20 de março de 2015 nos EUA.

 

 

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e caçados por Jeanine (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas e assombrados por prévias escolhas, o casal enfrentará inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Pré-produção[editar | editar código-fonte]

A Summit Entertainment anunciou que uma adaptação para o cinema do livro Insurgente seria lançado como A Série Divergente: Insurgente em 20 de março de 2015 como uma sequência da adaptação cinematográfica de Divergente, com Brian Duffield escolhido para escrever o roteiro do filme. Em 16 de dezembro de 2013 foi anunciado que Neil Burger, diretor de Divergente, não iria dirigirInsurgente, porque ele ainda estava trabalhando no primeiro filme. Em 13 de fevereiro de 2014, foi anunciado que Robert Schwentke, que trabalhou em Red: Aposentados e Perigosos e R.I.P.D. - Agentes do Além seria o diretor para o filme, e que Akiva Goldsmantinha sido contratado para reescrever o roteiro de Duffield.

 

Elenco[editar | editar código-fonte]

Em março de 2014, foi confirmado que Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Ansel Elgort, Ray Stevenson, Zoë Kravitz, Miles Teller, Maggie Q, Mekhi Phifer e Jai Courtney iriam repetir seus papéis de Divergente. Além disso, Ashley Judd, cujo personagem morreu no filme anterior, se juntou ao elenco para cenas de flashback envolvendo sua personagem.

Em 12 de maio de 2014, foi anunciado que Octavia Spencer se juntaria ao elenco como a representante da facção Amizade, Johanna Reyes. No final de maio de 2014, Suki Waterhouse e Jonny Weston foram adicionados ao elenco como Marlene e Edgar, respectivamente. O personagem Edgar não aparece na série literária, porém irá substituir o personagem Edward, que não aparece nos filmes. Mais tarde Weston confirmou que o seu personagem é um membro dos sem-facção, um grupo rebelde marginalizado pela sociedade. No início de Junho de 2014, Stephanie Leigh Schlund anunciou que ela foi escalada para o filme como um membro da Amizade. Naomi Watts e Daniel Dae Kimentraram para o elenco como Evelyn Johnson e Jack Kang, respectivamente. Em 9 de junho de 2014, Rosa Salazar se juntou ao elenco como Lynn. Em 10 de junho de 2014, o ator australiano Keiynan Lonsdale se juntou ao elenco como Uriah. Em 11 de junho de 2014, Emjay Anthony juntou-se ao elenco como Hector.

Gravações[editar | editar código-fonte]

As filmagens começaram em Atlanta em 27 de maio de 2014, e foram concluídas em 06 de setembro de 2014. Parte das filmagens ocorreram na Penitênciaria dos Estados Unidos. Para servir como sede da facção Amizade, um conjunto foi construído na Comunidade Serenbe, no sul de Atlanta. A partir de 11 a 24 de junho de 2014, as filmagens ocorreram em Peachtree Street, no centro de Atlanta, incluindo uma cena de tirolesa para o qual um conjunto foi construído sobre o telhado do Shopping de Peachtree. Em 27 de junho, várias cenas foram gravadas dentro de um edifício em Atlanta. A partir de 12 a 13 julho de 2014, a produção teve lugar em Chicago com cenas sendo filmadas na Wells Street, Franklin Street, Adams Street, e na rua de Van Burren, envolvendo helicópteros e tiros. Ashley Judd filmou suas cenas junto com Woodley no final de junho de 2014.

No final de agosto ao início de setembro, a equipe de produção novamente se mudou para Atlanta. A partir de 28 a 29 de agosto e 02 a 06 setembro de 2014, mais cenas foram filmadas no Edifício Arquivo Building em Atlanta. Várias cenas foram editadas incluindo a sequência de trem, que foi filmado em Fulton County, Georgia em 03 de setembro de 2014. Algumas cenas foram refilmadas em Atlanta a partir de 17 a 31 dezembro de 2014.

Música[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2014, foi anunciado que o compositor que orquestrou Tron: o Legado, Joseph Trapanese, vai marcar o filme. Em vez de trilha sonora baseada em música, o filme se baseia mais na pontuação que é mais escuro e intenso do que o primeiro. The Divergent Series: Insurgent - Original Motion Picture Soundtrack está programado para ser lançado em 17 de março de 2015. O primeiro single, "Holes in the Sky", de M83 com Haim foi lançado em 02 de março de 2015.

Essas são as músicas originais:

Música Roterista(s) Artista(s) Duração
"Holes in the Sky" Anthony Gonzalez, Dia Frampton M83 com Haim 04:21
"Blood Hands" Mike Kerr, Ben Thatcher Royal Blood 03:07
"Never Let You Down" Woodkid, Lykke Li Zachrisson, Jeff Bhasker Woodkid com Lykke Li Zachrisson 04:32
"The Heart of You" Anna Calvi, Andrew Wyatt e Adrian Utley Anna Calvi 05:49
"Sacrifice" Dia Zella, Xandy Barry e Wally Gagel Dia Zella 04:00
"Carry Me Home" Sohn Sohn 04:09
"Warriors" Dan Reynolds Imagine Dragons 02:52

TOTAL: 27:07

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

A Série Divergente: Insurgente foi um verdadeiro sucesso comercial, abrindo seu fim de semana de estréia com U$S 101 milhões ao redor do mundo, apesar da recepção mista da crítica;o longa arrecadou U$S 297 milhões mundialmente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

TRAILER:

DIVERGENTE

Divergente (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Divergent

Divergente (PT/BR)

 

Pôster oficial do filme

 Estados Unidos
2014 • cor • 140 min 

Direção

Neil Burger

Produção

Lucy Fisher
Pouya Shabazian
Douglas Wick

Roteiro

Evan Daugherty
Vanessa Taylor

Baseado em

Divergente, de Veronica Roth

Elenco

Shailene Woodley
Theo James
Zoë Kravitz
Ansel Elgort
Maggie Q
Jai Courtney
Ashley Judd
Miles Teller
Kate Winslet

Gênero

Aventura
Ficção cientifica
Suspense
Ação

Música

Junkie XL
Hans Zimmer1 2

Cinematografia

Alwin H. Küchler

Edição

Richard Francis-Bruce

Estúdio

Summit Entertainment
Red Wagon Entertainment

Distribuição

Summit Entertainment
Lionsgate

Lançamento

 21 de março de 2014  3 de abril de 2014  17 de abril de 2014

Idioma

Inglês

Orçamento

US$ 85 milhões3

Receita

US$ 288 747 895

Cronologia

Página no IMDb (em inglês)

Divergente (do original em inglês Divergent) é um filme de açãoficção científica e suspense norte-americano dirigido por Neil Burger, baseado no livro homónimo de Veronica Roth. O filme é produzido por Lucy Fisher, Pouya Shabazian e Douglas Wick, com roteiro de Evan Daugherty e Vanessa Taylor.4 É estrelado por Shailene WoodleyTheo JamesZoë KravitzAnsel ElgortMaggie Q,Jai CourtneyMiles Teller e Kate Winslet.5 A história se passa em uma versão distópica da cidade de Chicago. A história introduz a vida de Beatrice Prior, uma corajosa jovem de 16 anos que ameaça destruir o sistema implantado na cidade, pois não corresponde aos padrões estabelecidos pela mesma. Divergente foi lançado em 21 de março de 2014 nos Estados Unidos.6

Índice

  [esconder

Cem anos após uma devastadora guerra ter destruído grande parte do território e da população global, um novo sistema democrático foi criado pelos remanescentes da guerra, foi uma ideia inovadora que trouxe ordem, paz e prosperidade aos habitantes de uma futurista Chicago. A sociedade inteira foi dividida em cinco grupos de pessoas, denominados de: Facções. Foram criadas cinco facções, e todas trabalham na manutenção da cidade, desempenhando funções em diferentes setores. Cada facção tem um determinado nome e cultivam virtudes específicas, são elas:

Abnegação - Que cultiva o Altruísmo;

Amizade - Que Cultiva a Harmonia, a Paz e o Perdão;

Audácia - Que Cultiva a Coragem e a Ousadia;

Franqueza - Que Cultiva a Verdade, a Justiça e a Imparcialidade;

Erudição - Que Cultiva o Conhecimento e a Lógica.

E não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível na sociedade, é viver abandonado em extrema pobreza sem ter acesso a quaisquer direitos.

Beatrice Prior nasceu e cresceu na Abnegação, mas o Teste de Aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, que determina a que facção querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma Divergente - tendo aptidão para mais de uma facção. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é, ao mesmo tempo que esconde de todos o fato de ser uma Divergente, pois isso a torna uma ameaça em potencial ao sistema estabelecido, e pode significar sua morte. Beatrice faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre a sua vida, o seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em março de 2011, a Summit Entertainment comprou os direitos de Divergent com Douglas Wick e da empresa de produção de Lucy Fisher, a Red Wagon Entertainment.7 Neil Burger foi anunciado como diretor em 23 de agosto de 2012.8 O roteiro foi escrito por Evan Daugherty, que disse: "Eu fiquei preocupado com a dureza do filme, mas de igual importância é a história de amor entre Tris e Quatro. É inerentemente e intrinsecamente ligada à viagem da personagem Tris. Haverá muita tensão sexual e química, mas é importante que todas essas coisas não me faça sentir como ele é lançado, mas que tudo isso ajuda Tris a crescer como uma personagem".9 Daugherty, que co-escreveu o roteiro com Vanessa Taylor, ainda acrescentou: "É complicado, porque o livro é muito embalado com um monte de grandes ideias. Então, destilando em um filme fiel de duas horas é um desafio. Não só você tem que estabelecer cinco facções, mas você tem que reconhecer que há uma sexta entidade, que é a Divergente, e você também tem a facção. Portanto, há um mundo que realmente tem que ser construído para a grande tela... o filme vai fazê-lo um pouco mais eficiente."10

A autora Veronica Roth disse sobre o roteiro do filme: "Leitura de um script é uma experiência muito interessante. Eu nunca tinha lido um roteiro antes. Fiquei realmente impressionada com o quão próximo ele ficou preso ao enredo geral do livro".11

Inicialmente o orçamento do filme foi de 40 milhões de dólares, mas depois Lionsgate aumentou-o para 85 milhões, devido ao sucesso da série de filmes The Hunger Games. O analista Ben Mogil disse: "Divergente é mais semelhante a The Hunger Games em que a empresa possui a economia subjacente (isto é, de produção) e o orçamento é mais manejável".

Elenco[editar | editar código-fonte]

Em 22 de outubro de 2012, foi anunciado que Shailene Woodley iria fazer o papel principal de Tris Prior.12 Lucas TillJack ReynorJeremy IrvineAlex PettyferBrenton ThwaitesAlexander Ludwig e Luke Bracey foram todos considerados para o papel de Tobias "Quatro" Eaton.13 14 Em 15 de março de 2013, foi anunciado que Theo Jamestinha sido escalado como Quatro.15

Embora James fosse 10 anos mais velho do que o personagem quando entrou para o elenco, Roth elogiou seu elenco "Eu tinha certeza de que em poucos segundos: este era 'Quatro', não há dúvida. Theo é capaz de capturar a autoridade e a força de 'Quatro', bem como a sua profundidade e sensibilidade." Ela também menciona a química entre ele e Shailene: "Ele é uma combinação perfeita para a incrivelmente forte presença de Shailene como Tris. Estou emocionada!"16 Os produtores disseram sobre a sua seleção de elenco: "Nós levamos muito tempo para encontrar o ator certo para preencher o papel de Quatro, e Theo é definitivamente o ajuste perfeito. Veronica elaborou um personagem verdadeiramente icônico em Quatro e não podemos esperar para começar a produção e trazer ele e essa história de vida de milhões de fãs ao redor do mundo".15

Ray StevensonJai Courtney e Aaron Eckhart foram anunciados estar em negociações para se juntar ao elenco em 15 de março de 2013,17 Stevenson e Courtney se juntaram ao elenco como Marcus Eaton e Eric, respectivamente.18 Kate Winslet foi anunciada estar em conversações em 24 de janeiro de 2013.19 Mais tarde, foi confirmado que ela iria retratar Jeanine Matthews.20 Falando sobre interpretar a negativa personagem pela primeira vez, Winslet disse: "Eu não sou nenhuma idiota. A ideia passou pela minha cabeça de eu nunca ter interpretado uma vilã antes, eu era quase uma espécie de surpresa". Desde que Winslet entrou para a filmagem mais tarde, ela usou essa distância de seus colegas de elenco para aparecer malvada no seu primeiro dia de gravação. "Eu queria quebrar aquele silêncio e dizer, 'Está tudo bem, eu sou muito divertida. Eu prometo". Mas eu pensei, só por hoje, eu vou deixá-los pensar que eu sou uma puta completa".21

Filmagem[editar | editar código-fonte]

As filmagens começaram em Chicago em abril de 2013 e concluídas em 16 de julho de 2013.22 23 24 Praticamente toda a fotografia de produção ocorreu em Chicago, muitos dos locais interiores foram filmados no Cinespace Chicago Film Studios.25 Cenas para a "Cerimônia De Escolha" foram gravados em 17th Church of Christ, Scientist, Chicago em East Wacker no centro da cidade de Chicago.26 As filmagens também aconteceu no Navy Pier Ferris Wheel, toda a área foi tratado com sujeira e ferrugem para aparecer mais distópico.27 Cenas adicionais foram filmadas na Rua 57th Street e Avenida Ellis, perto da Universidade de Chicago,28 na Rua Federal onde um fake do Metro de Chicagoforam construídos29 e a Avenida Michigan.30

Para o setor de Abnegação, a equipe de produção construiu o conjunto de Rua Wells no centro de Chicago.31 No final de junho, as filmagens ocorreram em 1500 S Avenida Western e 600 S. Rua Wells, Chicago.32 No último cronograma, as filmagens se mudaram para o Rio Chicago e continuou em Lake Street Bridge, Wacker Drive e LaSalle Street Bridge.33

Pós-produção[editar | editar código-fonte]

pós-produção começou depois das filmagens em 16 de julho de 2013.34 Em 18 de julho, Summit e Lionsgate divulgaram uma declaração conjunta anunciando que o filme será lançado em formato IMAX: "Estamos muito satisfeitos em continuar nossa colaboração bem sucedida com IMAX, com quem já fizemos uma parceria no sucesso mundial das franquias The Hunger Games e a Saga TWILIGHT, e estamos especialmente satisfeitos em podermos apresentar a nossa mais nova franquia jovem Adulto, Divergente, para o filme ir a público no formato premiado IMAX que celebra o seu status como um evento especial e memorável".35

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  1. Find You – Zedd feat. Matthew Koma & Miriam Bryant
  2. Beating Heart – Ellie Goulding
  3. Fight For You – Pia Mia feat. Chance The Rapper
  4. Hanging On (I See MONSTAS Remix) – Ellie Goulding
  5. I Won’t Let You Go – Snow Patrol
  6. Run Boy Run – Woodkid
  7. Backwards – Tame Impala & Kendrick Lamar
  8. I Need You – M83
  9. In Distress – A$AP Rocky feat. Gesaffelstein

10. Lost And Found (ODESZA Remix) – Pretty Lights

11. STRANGER – Skrillex feat. KillaGraham From Milo & Otis & Sam Dew

12. Dream Machines – Big Deal

13. Dead In The Water – Ellie Goulding

14. I Love You – Woodkid

15. Waiting Game – BANKS

16. My Blood – Ellie Goulding

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Marketing[editar | editar código-fonte]

A primeira imagem de Shailene Woodley como Tris Prior foi revelada pelo Entertainment Weekly em 24 de abril de 2013.36 Alguns segundos de cenas prévias do filme foi exibido no Festival de Cannes de 2013.37 Em 7 de junho, Entertainment Weekly lançou ainda fotografia de Theo James (Four) mostrando os iniciados Dauntless ao redor sua nova sede.38 A revista lançou mais algumas fotografias em 19 de julho.39 Em 16 de julho, USA Today lançou a primeira imagem de Kate Winslet como Jeanine Matthews.21

Em 18 de julho de 2013, foi realizada uma lotação esgotada no painel do San Diego Comic-Con com Hall H. Shailene Woodley, Theo James, Maggie Q, Zoe Kravitz, Ansel Elgort, Ben Lloyd-Hughes, Amy Newbold, Miles Teller, Christian Madsen, diretor Neil Burger, e autora Veronica Roth participaram do painel e responderam a perguntas de fãs, juntamente com trechos de clipes exclusivos do filme.40

Em 22 de agosto de 2013 um sneak peek (termo que é usado para se referir a uma chance de ver algo antes que seja disponibilizado oficialmente) do primeiro teaser trailer foi lançado pela MTV.41 42 43 O teaser completo foi lançado em 25 agosto de 2013, durante o pré-show da MTV Video Music Awards,44 45 Dois cartazes oficiais apresentando Woodley e James como Tris e Quatro e destacando suas tatuagens foram liberadas em 23 de setembro de 2013.46 47 Neil Burger lançou o trailer oficial em 13 de novembro de 2013.48 49

Sequências[editar | editar código-fonte]

Em 7 de maio de 2013, a Summit Entertainment revelou que uma sequência, baseada em Insurgent, já estava em produção. Brian Duffield, escritor de Jane Got a Gun, e, Akiva Goldsman, de The Da Vinci Code foram contratados para escrever o roteiro do Filme.54 A sequência está programada para ser lançada em 20 de março de 2015.

A terceira continuação, baseado em Allegiant, será dividido em duas partes, isto é, dois Filmes, com previsão de lançamento da primeira parte para 18 de março de 2016 e a segunda para o dia 24 de março de 2017.55

Neil Burger não vai voltar para as sequências como diretor, apenas como produtor.56 O Diretor escolhido pela Summit Entertainment para substituir Neil Burger na aguardada sequência A Série Divergente: Insurgente foi Robert Schwentke.