O espetacular Homem-Aranha 2: a ameaça de Electro

Criar uma Loja Virtual Grátis
O espetacular Homem-Aranha 2: a ameaça de Electro

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2: A AMEAÇA DE ELECTRO

 

The Amazing Spider-Man 2 (filme)

The Amazing Spider-Man 2

O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro (PT)
O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (BR)

 

Pôster promocional.

 Estados Unidos
2014 • cor

Direção

Marc Webb

Produção

Avi Arad
Matt Tolmach

Produção executiva

Alex KurtzmanRoberto Orci,Jeff Pinkner

Roteiro

Alex Kurtzman
Roberto Orci
Jeff Pinkner

Baseado em

Homem-Aranha por Stan Lee

Steve Ditko

Elenco

Andrew Garfield
Emma Stone
Jamie Foxx
Dane DeHaan
Chris Cooper
Paul Giamatti
Sally Field
Felicity Jones

Gênero

Ação
Aventura
Ficção científica

Idioma

Inglês

Música

Hans Zimmer

Cinematografia

Dan Mindel

Edição

Pietro Scalia
Elliot Graham

Estúdio

Marvel Entertainment

Distribuição

Sony Pictures Entertainment
Columbia Pictures

Lançamento

 1 de maio de 2014
 2 de maio de 2014

Orçamento

US$ 200 milhões

Receita

US$ 633 170 000 (em maio de 2014)1

Cronologia

Último

 

The Amazing Spider-Man
(2012)

The Amazing Spider-Man 3
(2016)

Próximo

 

 

 

 

Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

The Amazing Spider-Man 2 (no BrasilO Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro; em PortugalO Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro) é um filme de ação estadunidense, com o personagem Homem-Aranha da Marvel Comics, dirigido por Marc Webb e distribuído pela Columbia Pictures. O longa foi anunciado em 2011, e é uma sequência de The Amazing Spider-Man. O estúdio contratou James Vanderbilt para escrever o roteiro e Alex Kurtzman e Roberto Orci para re-escrevê-lo.Andrew GarfieldEmma StoneJamie Foxx, Dane DeHaan, Paul GiamattiDenis Leary, Colm Feore, Chris CooperSally FieldChris ZylkaMarton Csokas e Felicity Jones estrelam o filme. O filme está programado para ser lançado em 2 de maio de 2014 em formatos 2D e 3D.

Enredo

 Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O cientista Richard Parker (Campbell Scott) grava uma mensagem de vídeo para explicar o seu desaparecimento. Mais tarde, ele e sua esposa, Mary (Embeth Davidtz), estão a bordo de um jato particular invadido por um homem enviado para assassiná-los. Com a morte do piloto, o avião cai.

No presente, o filho de Richard, Peter, continua a lutar contra o crime como o Homem-Aranha. Ele persegue e prende Aleksei Sytsevich que tentou roubar um caminhão contendo frascos de plutônio. Durante a perseguição, o Homem-Aranha resgata Max Dillon, empregado das industias OsCorp. Ao falar por telefone com Gwen Stacy, Peter tem uma visão do pai dela, o capitão de polícia George Stacy, lembrando-se da promessa de deixar Gwen. Depois disso, Peter se encontra com Gwen em sua cerimônia de formatura e termina o relacionamento.

O amigo de infância de Peter, Harry Osborn, retorna para Manhattan para ver seu pai Norman, doente terminal e CEO da OsCorp. Norman explica que a doença é hereditária, e que Harry está na idade do aparecimento dos primeiros sintomas. Norman dá a Harry um pequeno dispositivo que ele afirma conter o trabalho de sua vida. No dia seguinte, Norman morre e Harry é nomeado o novo CEO da OsCorp. Ele humilha os funcionáros seniors e ordena saber dos projetos biogenéticas secretos de Norman para potências militares estrangeiras.

Pensando que eles se tornaram amigos, Max torna-se admirador do Homem-Aranha. Ao atender o chamado para manutenção elétrica em um laboratório OsCorp, ele perde o equilíbrio e cai em um tanque com enguias elétricas geneticamente modificadas. Ao ser atacado, o transforma em um gerador elétrico vivo. Enquanto isso, Peter tenta manter uma amizade com Gwen, mas ela revela que poderá se mudar para a Inglaterra. Antes que eles possam discutir o assunto, Max vagueia em Times Square e acidentalmente provoca um apagão. Homem-Aranha tenta acalmá-lo, mas a polícia atira nele, fazendo-o perder a cabeça e atacar. Max é detido e é levado para o Instituto Ravencroft.

Harry usa o dispositivo do pai e deduz que o sangue do Homem-Aranha poderia ajudar a salvá-lo. Ele pede a Peter, que sabe que vende fotos do Homem-Aranha para o Clarim Diário, para ajudar a encontrar o herói. Peter se recusa, pois teme os efeitos que a transfusão teria. Os executivos da Oscorp escondem de Harry o acidente de Max, e tentam removê-lo como CEO. A assistente de Harry, Felícia, informa-o de equipamento que pudesse ajudá-lo, então ele faz um acordo com Max (agora chamando a si mesmo de Electro) para levá-lo de volta para dentro do prédio OsCorp. Lá ele encontra uma armadura e outros equipamentos feitos por Norman, bem como o veneno das aranhas geneticamente alterados agora destruídas. Em vez de curá-lo, eles o transformam em uma criatura hedionda com aspecto de duende.

Peter usa informações deixadas por seu pai para localizar a mensagem de vídeo no laboratório secreto de uma estação de metrô abandonada. Richard explica que teve que sair porque ele se recusou a cooperar com os planos do desdobramento de armas biogenéticas de Norman Osborn. Peter, então, ouve uma mensagem de voz de Gwen, dizendo-lhe que a ela fora oferecida a bolsa de estudos na Inglaterra e está se dirigindo para o aeroporto mais cedo do que o esperado. Ele consegue pegá-la e declara seu amor por ela, e eles concordam em ir para a Inglaterra juntos. Electro causa outro apagão, e Peter vai para lutar contra ele. Gwen o segue, e eles matam Electro em uma explosão causada por sobrecarga seu fornecimento de electricidade. Depois disso, Harry transformado chega equipado com armaduras e armas de Norman; ao ver Gwen, Harry deduz a verdadeira identidade de Homem-Aranha e, jurando vingança por ter sido recusada a transfusão de sangue, a sequestra. Ele luta contra o Homem-Aranha no topo de uma torre do relógio, e, apesar de o Homem-Aranha subjugar Harry, ele é incapaz de salvar Gwen e ela morre.

Cinco meses depois, Peter desistiu de ser o Homem-Aranha e costuma visitar o túmulo de Gwen. Harry é curado de suas transformações e seu associado (o "homem na sombra" do primeiro filme) solta Sytsevich da prisão e equipa-o com uma armadura eletromecânica. Chamando a si mesmo de Rhino, o vilão sai destruindo tudo pelas ruas. Mas uma gravação do discurso de formatura de Gwen inspira Peter para voltar como Homem-Aranha e lutar contra ele.

 

 

 

 

Elenco

Produção

Desenvolvimento

Produtor Matt Tolmach afirmou que "haverá mais do que um [continuação] e no mínimo três" ou seja teremos 4 filmes do Espetacular Homem-Aranha.2 A primeira sequência está prevista para ser lançada em 2 de maio de 2014.3 Webb afirmou que a história do inicio se desdobra mais no segundo episódio.4 Em junho de 2012 Webb disse que não sabia se ele iria voltar,5 apesar de ter sido confirmado em 28 de setembro de 2012 que ele voltaria para dirigir a continuação.6 Ele alegou que "queria criar um universo que não só possa antecipar enredos futuros".7 Andrew Garfield também havia manifestado a esperança para reprisar seu papel,8 e em setembro de 2012, foi confirmado que ele iria fazê-lo.9 Emma Stone foi mais tarde confirmada para reprisar seu papel como Gwen Stacy, tendo assinado um contrato por duas sequências de Amazing Spider-Man.10

O ator J. K. Simmons disse também que gostaria de reprisar seu papel como J. Jonah Jameson da trilogia do anterior do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi.11 Electro foi anunciado como o vilão,12 com Jamie Foxx sendo oferecido ao papel,13 Foxx confirmou mais tarde que ele vai interpretar o personagem e durante uma entrevista para a MTV, ele explica que o personagem vai sofrer um redesenho.14 Em 3 de dezembro de 2012, Marc Webb revelou que Dane DeHaan foi escolhido para interpretar Harry Osborn.15 Em 27 de fevereiro de 2013, Chris Cooper foi escalado como Norman Osborn.16

 

 

Mary Jane Watson

Em 10 de outubro de 2012, foi anunciado que foi oferecido o papel de Mary Jane Watson, á Shailene Woodley.17 Foi confirmado que Mary Jane teria um pequeno papel no filme, quando em 14 de março de 2013, foi informado que Shailene Woodley concluiu as filmagens de suas cenas.18 Em 19 de junho de 2013, foi anunciado que a Mary Jane foi cortada do filme. O diretor Marc Webb disse ao The Hollywood Reporter que o corte foi "uma decisão criativa para simplificar a história e se concentrar apenas em Peter e Gwen e seu relacionamento" e que todo mundo amou trabalhar com Woodley.19 Em 21 de junho de 2013, especulavam pelos sites de notícias sobre cinemas que a atriz canadenseSarah Gadon substituirá Woodley no filme, algo que ainda não foi confirmado oficialmente pelos produtores.20

Filmagens

Em 4 de fevereiro de 2013, Marc Webb postou em sua conta no Twitter que a fotografia principal havia sido começada. Ele também confirmou que a sequência está sendo filmada em película de 35mm no formato anamórfico, em vez de sendo filmado digitalmente como o filme anterior da série foi.21 A Sony revelou que esse seria o primeiro filme do Homem Aranha a ser filmado inteiramente em Nova York, e a maior produção de um filme na cidade de Nova York.

Sua decisão de quando e onde ele filmou causou polêmica em Williamsburg, Brooklyn devido a filmagem perto a páscoa judaica que eles acreditam que vai causar problemas com estacionamento.22 Fotos do set indicam que a Universidade Estadual de Nova York Maritime College está sendo usado para representar o Instituto Ravencroft no filme.23Rochester foi usada para filmar uma cena de perseguição de carro, por causa das leis de velocidade em Nova York.24

Música

Foi anunciado que Hans Zimmer, compositor conhecido pelos seus trabalhos na trilha de O Rei Leão, na saga Piratas do Caribe estrelada por Johnny Depp, na trilogia deBatman do diretor Christopher NolanHomem de Aço e na franquia animada Madagascar, irá compor a música de The Amazing Spider Man 2, substituindo James Horner, o compositor do primeiro filme.

Recepção

O Filme recebeu críticas mistas. O site Rotten Tomatoes deu ao filme uma média de 54% de aprovação baseado em 243 críticas, 131 positivas e 112 negativas. O consenso lê-se: "Embora o elenco seja excelente e os efeitos especiais são de alto nível, o mais recente capítulo da saga do Aranhiço sofre de uma narrativa sem foco e uma abundância de personagens. No site Metacritic, o filme tem uma nota de 53 baseado em 49 críticas indicando "críticas mistas ou médias"

Tim Robey de The Daily Telegraph disse "A sequela da franquia do Homem-Aranha realizada por Marc Webb está sobrecarregada com vilões, mas a faísca entre Andrew Garfield e Emma Stone salva o dia". Leslie Felperin de The Hollywood Reporter disse "O herói homônimo acerta o visual super-heróico aqui, assim como Andrew Garfield no papel, especialmente quando é o alter ego do Homem-Aranha, Peter Parker descobre que há sempre alguma boa impressão em um contrato com isso em muitos benefícios. A trama fica-se entrelaçada em múltiplos vilões, mas no geral, esta sequela é emocionalmente mais pesada e mais satisfatória do que o seu antecessor. Richard Roeper deu ao filme um B +, afirmando que "Já vais a 20 minutos do filme e já está sobrelotada com muitas personagens e muitas histórias, mas há coisas boas o suficiente em The Amazing Spider-Man 2 para guardar o otimismo sobre o próximo capítulo da franquia.

Já os fãs, tem recebido o filme de uma maneira efetivamente positiva. No site IMDB onde os próprios fãs votam na nota do filme, ele recebeu uma nota de 7,5 ficando acima de seu antecessor, e de todos os filmes da trilogia anterior. O filme ainda mantém a média de 4,5/ 5 por sites dos próprios fãs, pelo Brasil.

 

Sequências e spinoffs

Em 17 de junho de 2013, a Sony anunciou duas sequências de The Amazing Spider-Man 2, com o terceiro filme programado para ser lançado em 10 de junho de 2016 e o quarto filme em 4 de maio de 2018.25 Para expandir o universo do homem aranha, alguns spinoffs da franquia the amazing spider-man estão sendo planejados. Alex Kurtzman irá dirigir Venom, enquanto Drew Goddard dirigirá O Sexteto Sinistro.