Os Cavaleiros do Zodiaco: A Lenda do Santuario

Criar um Site Grátis Fantástico
Os Cavaleiros do Zodiaco: A Lenda do Santuario

OS CAVALEIROS DO ZODIACO A LENDA DO SANTUARIO

 

Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Seinto Seiya: Legend of Sanctuary

Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário (BR)

 Japão
2014 • cor • 93 min 

Direção

Keiichi Sato

Produção

Yousuke Asama

Roteiro

Tomohiro Suzuki

Elenco

Ayaka Sasaki
Kaito Ishikawa
Kenji Akabane
Kenshō Ono
Nobuhiko Okamoto
Kenji Nojima

Gênero

Mitologia gregaaventura,drama

Música

Yoshihiro Ike

Estúdio

Toei Animation

Lançamento

 21 de junho de 2014
 11 de setembro de 2014

Idioma

japonês

 

Saint Seiya: Legend of Sanctuary (聖闘士星矢 Legend of Sanctuary?), conhecido nos países lusófonos como Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário, é o sexto filme da série Os Cavaleiros do Zodíaco, e o primeiro filme de uma nova série totalmente em CG. O filme estreou 21 de junho de 2014 no Japão. No Brasil foi lançado pela distribuidora Diamond Films no dia 11 de setembro em cerca de 300 cinemas do país.

A história do filme gira em torno de Saori Kido, uma jovem que descobre ter um misterioso poder. Ao lado dos jovens cavaleiros de bronze Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, Saori deve ir ao Santuário retomar seu lugar como Atena, a deusa protetora da Terra. Porém, para chegar à sala do Grande Mestre, aquele que tentou matá-la quando bebê, os cavaleiros de bronze e Saori deverão passar pelas 12 Casas protegidas pelos incríveis cavaleiros de ouro.

Masami Kurumada, autor original da franquia, atuou como produtor executivo no longa.

"A lenda de Seiya começou aqui" - Masami Kurumada.

 

Índice

  [esconder

§Elenco de dubladores[editar | editar código-fonte]

O elenco de dubladores do filme consiste em:1

Personagem

Dublador japonês

Dublador brasileiro

Saori Kido (Atena)

Ayaka Sasaki

Letícia Quinto

Seiya de Pégaso

Kaito Ishikawa

Hermes Baroli

Shiryu de Dragão

Kenji Akabane

Élcio Sodré

Hyoga de Cisne

Kenshō Ono

Francisco Brêtas

Shun de Andromeda

Nobuhiko Okamoto

Ulisses Bezerra

Ikki de Fênix

Kenji Nojima

Leonardo Camilo

Mu de Áries

Mitsuru Miyamoto

Marcelo Campos

Aldebaran de Touro

Rikiya Koyama

Ronaldo Artnic

Saga de Gêmeos

Kōichi Yamadera

Gilberto Baroli

Máscara da Morte de Câncer

Hiroaki Hirata

Paulo Celestino Filho

Aiolia de Leão

Gō Inoue

Luiz Antônio Lobue

Shaka de Virgem

Mitsuaki Madono

Carlos Silveira

Milo de Escorpião

Masumi Asano

Sílvia Goiabeira

Aiolos de Sagitário

Toshiyuki Morikawa

Paulo Porto

Shura de Capricórnio

Shinji Kawada

Fabio Moura

Camus de Aquário

Daisuke Namikawa

Mauro Castro

Afrodite de Peixes

Takuya Kirimoto

Tatá Guarnieri

§Dublagem Brasileira[editar | editar código-fonte]

A versão brasileira do filme foi produzida na Dubrasil, estúdio responsável pela dublagem de tudo que envolve a série desde 2008. O elenco original dos dubladores foi mantido, satisfazendo os fãs e respeitando ao máximo a versão original do anime.

Direção da Dublagem Brasileira: Zodja Pereira e Hermes Baroli

Em uma remota era mitológica, havia os defensores de Atena. Quando as forças do mal ameaçavam o mundo, eles apareciam. Atualmente, após um longo período de guerra, uma mulher, preocupada devido aos misteriosos poderes que possui, é inesperadamente atacada e salva pelo Cavaleiro de Bronze Seiya. Então Saori começa a entender seu destino e, junto com Seiya e seus companheiros Cavaleiros de Bronze, decidem se dirigir ao Santuário. Lá, porém, além de enfrentar as armadilhas do Mestre do Santuário, terão que lidar com os mais poderosos dos Cavaleiros, os orgulhosos Cavaleiros de Ouro.

Duas décadas atrás o anime "Cavaleiros do Zodíaco" conquistou enormes legiões de fãs no Brasil, ajudando a abrir as portas do mercado nacional para desenhos animados orientais e mangás. Hoje, o filme "A Lenda do Santuário", o primeiro longa-metragem em computação gráfica estrelado pelos heróis, busca repetir o feito e apresentar os personagens a uma nova geração de apreciadores mirins --ou nem tanto-- da cultura pop nipônica.

O resultado é competente e muito ousado, com potencial de sobra para cativar novos admiradores de Seiya, Shiryu e companhia, mas dificilmente será unanimidade entre fãs antigos. "Lenda do Santuário" reconta a Saga do Santuário, não necessariamente a melhor, mas sim a mais conhecida aventura estrelada pelos defensores de Atena.

Em ritmo de videoclipe, sem explicações muito detalhadas, os primeiros minutos despejam todas as informações necessárias: uma força maligna surge em uma espécie de reino mágico chamado Santuário e trama assassinar a reencarnação da mitológica deusa Atena, que é protegida por guerreiros poderosos que utilizam armaduras inspiradas em constelações.

Um deles é o cavaleiro do signo de Sagitário, que descobre o esquema e tenta salvar Atena, então ainda um bebê, mas ele é abatido pelos cavaleiros de Gêmeos e Capricórnio. Ao menos, a bebê é entregue a um rico empresário japonês que cria a menina e treina cinco garotos para se tornarem cavaleiros e protegerem a deusa quando ela completar 16 anos.

Para quem assistiu ao anime original, a sensação é de que tudo é contado rápido demais e que faltam detalhes. A partir do momento em que o quinteto chega ao Santuário e engata uma série de batalhas ferozes, o ritmo cede e se alonga em momentos mais importantes.

Novos rumos para velhas histórias

Uma decisão acertada da produção de "Lenda do Santuário" foi a de mudar certos trechos da história. As alterações ajudaram a sintetizar melhor a história e contá-la de forma decente em pouco menos de uma hora e meia de filme, buscando corrigir equívocos da trama original, do mangá e anime. Em contrapartida, os ajustes trazem concessões frustrantes, em especial sobre os cavaleiros Ikki de Fênix e Afrodite de Peixes, que mal participam da história.

Ousadia é bem vinda, mas nem sempre é sinônimo de alegria. Na história original, o cavaleiro de Câncer era um dos mais estranhos da turma, fato que só piorou em "Lenda do Santuário": os produtores tentaram criar um segmento musical à la Disney --concedendo, inclusive, ao cavaleiro visual e trejeitos de Jack Sparrow--, mas o resultado é lamentável, sem graça e totalmente fora de sintonia com o filme. A batalha final também gera controvérsias: não é ruim, mas foge demais não só da história original como também do estilo até então consolidado da série.

Entre tantas novidades e mudanças, o próprio visual do filme gera opiniões divergentes. "Lenda do Santuário" é incrivelmente bonito, com modelos tridimensionais bem animados e detalhados, e computação gráfica de ponta. Mas as armaduras dos heróis ganharam ares tecnológicos, com luzes que acendem e partes que se movem e se transformam, como se fossem robôs, e elmos que se fecham completamente --algo nunca visto no mangá ou no anime.

Mais polêmicas ainda são as armaduras dos 12 cavaleiros de ouro, que ganharam estilos encorpados, quando não espalhafatosos. Preste atenção, por exemplo, na armadura de Touro: precisa mesmo de todos aqueles pares de chifres? O exagero incomoda e, em alguns casos, como no próprio Touro, tira um pouco o impacto de trechos da história.

Uma lenda para o futuro?

Não dá para falar de Cavaleiros do Zodíaco sem citar a famosa e excelente dublagem brasileira do desenho animado. "Lenda do Santuário" preserva as principais vozes da trama, incluindo Hermes Baroli como Seiya de Pégaso, Leticia Quinto como Saori, e Élcio Sodré como Shiryu.

"Lenda do Santuário" traz uma proposta bastante ousada, buscando reinventar os Cavaleiros do Zodíaco e apresentá-los como algo tão divertido e empolgante para uma nova geração de fãs quanto foi 20 anos atrás para a molecada que cresceu. As mudanças e concessões feitas para isso são sentidas e certamente vão desagradar fãs mais antigos e puristas, mas o resultado está longe de ser ruim.

Encarar com mente aberta e relevar as mudanças é chave para a diversão. Ao final da sessão, é mais provável que você se empolgue para ver outra aventura dos Cavaleiros neste estilo do que torcer o nariz para a produção.

Curiosidades

  • Este é o sexto filme de Os Cavaleiros do Zodíaco, e o primeiro de uma nova série totalmente em CG.
  • A versão brasileira do filme foi produzida na Dubrasil, estúdio responsável pela dublagem da série desde 2008. O elenco original dos dubladores foi mantido.
  • O roteiro é de Satoshi Suzuki. Keichi Sato dirige e Masami Kurumada, criador da série, é o supervisor criativo da produção.
  • Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário teve um orçamento de 4 bilhões de ienes (moeda do Japão). O valor convertido para o dólar equivale a US$ 35 milhões.

Elenco

  • Kaito Ishikawa
  • Kenji Akabane
  • Kenji Nojima
  • Nobuhiko Okamoto