Thor Filmes 1 e 2

Thor Filmes 1 e 2

THOR FILMES 1 e 2

THOR

Thor (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thor
Thor (PT/BR)
Pôster internacional de lançamento.
 Estados Unidos
2011 •  cor •  114[1] min 
Direção Kenneth Branagh
Produção Kevin Feige
Produção executiva Alan Fine
Stan Lee
David Maisel
Patricia Whitcher
Louis D'Esposito
Roteiro J. Michael Straczynski
Mark Protosevich
Baseado em Thor de Stan Lee
e Jack Kirby
Elenco Chris Hemsworth
Natalie Portman
Tom Hiddleston
Stellan Skarsgård
Kat Dennings
Clark Gregg
Colm Feore
Idris Elba
Ray Stevenson
Jaimie Alexander
Rene Russo
Anthony Hopkins
Género Ação
Aventura
Fantasia
Música Patrick Doyle
Cinematografia Haris Zambarloukos
Edição Paul Rubell
Companhia(s) produtora(s) Marvel Studios
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Portugal 28 de Abril de 2011
Brasil 29 de Abril de 2011
Estados Unidos 6 de Maio de 2011
Idioma Inglês
Orçamento US$ 150 milhões[2]
Receita US$ 450 milhões[3]
Cronologia
Último
Homem de Ferro 2(2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador(2011)
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Thor é um filme americano de 2011, baseado no personagem da Marvel Comics de mesmo nome, produzido pela Marvel Studios e distribuido pela Paramount Pictures. É o quarto filme do Universo Cinematográfico Marvel. Dirigido por Kenneth Branagh, e estrelado por Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Stellan Skarsgård, Rene Russo e Anthony Hopkins. O filme conta a história de Thor, um deus que é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a Terra, é conhecido também por ser o filme mais nada a ver do Universo Cinematográfico da Marvel.[4]

O diretor Sam Raimi desenvolveu pela primeira vez o conceito de uma adaptação cinematográfica de Thor, em 2001, mas logo abandonou o projeto, deixando aberto por vários anos. Durante este tempo, os direitos foram adquiridos por vários estúdios, até 2006, quando a Marvel Studios assinou um contrato com o roteirista Mark Protasiewicz, que começou a trabalhar na ideia de um filme para a Paramount Pictures. Matthew Vaughn foi originalmente contratado para dirigir o filme, numa tentativa de lançamento para 2010. No entanto, após Vaughn sair do projeto em 2008, Branagh foi contratado e o lançamento do filme foi remarcado para 2011. Os personagens principais foram divulgados em 2009, e as filmagens começaram no início de 2010 na Califórnia e Novo México. O filme foi convertido para 3D na pós-produção.

Thor foi lançado em 21 de abril de 2011 na Austrália e em 06 de maio de 2011 nos Estados Unidos.[5] O filme se tornou um sucesso financeiro e crítico, faturando mais de 448 milhões dólares em todo o mundo. A sequência, Thor: The Dark World, foi lançada em 31 de outubro de 2013 em Portugal, 1º de novembro no Brasil e 8 de novembro nos Estados Unidos.

Enredo

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em 965 D.C., Odin, rei de Asgard, declara guerra aos Gigantes de Gelo de Jotunheim e seu líder Laufey, para os impedir de conquistar os nove reinos, começando com a Terra. Os guerreiros Asgardianos derrotam os Gigantes de Gelo e conseguem pegar a fonte do seu poder, uma caixa de gelo.

No presente, o filho de Odin, Thor se prepara para ascender ao trono de Asgard, mas é interrompido quando os Gigantes de Gelo tentam recuperar a caixa. Contra a ordem de Odin, Thor viaja para Jotunheim para enfrentar Laufey, acompanhado por seu irmão Loki, sua amiga de infância Sif e os Três Guerreiros Volstagg, Fandral e Hogun. Uma batalha acontece até Odin intervir para salvar os Asgardianos, destruindo a frágil trégua entre as duas raças. Devido à arrogância de Thor, Odin tira-lhe todo o poder divino e bane-o para a Terra como um mortal acompanhado de seu martelo Mjölnir, agora protegido por um encantamento para permitir que apenas os dignos possam empunhá-lo.

Loki descobre que é filho de Laufey e que foi adotado por Odin depois que a guerra terminou. Odin, dominado pelo estresse da descoberta de Loki e o banimento de Thor, cai no profundo "Sono de Odin" que irá lhe permitir recuperar-se. Loki se torna rei e oferece a Laufey a chance de matar Odin e recuperar a caixa.

Sif e os Três Guerreiros, infelizes com o governo de Loki, tentam resgatar Thor de seu exílio, convencendo Heimdall, guardião do Bifröst - o meio de viajar entre os mundos - para permitir a passagem para a Terra. Consciente do seu plano, Loki envia o Destruidor, um robô aparentemente indestrutível, para persegui-los e matar Thor. Os guerreiros encontram Thor, mas o Destruidor os encontra e os derrota, fazendo Thor oferecer sua própria vida para que os outros possam se afastar em segurança. Derrotado pelo Destruidor e próximo da morte, o sacrifício de Thor prova-o digno de empunhar Mjölnir. O martelo retorna a ele, devolvendo os seus poderes e habilitando-o para derrotar o Destruidor. Thor se despede de Jane com um beijo e promete voltar depois de ir para Asgard junto com os guerreiros para derrotar Loki.

Em Asgard, Loki trai e mata Laufey, revelando o seu verdadeiro plano de usar a tentativa de Laufey de atentar contra a vida de Odin como uma desculpa para destruir Jotunheim com a ponte Bifröst, provando-se digno de seu pai. Thor chega e luta com Loki antes de destruir a Ponte Bifröst para parar o plano de Loki, prendendo-o em Asgard. Odin acorda e impede os irmãos de cair no abismo criado na esteira da destruição da ponte, mas Loki permite-se cair. Thor faz as pazes com Odin, admitindo que ele não está pronto para ser rei, enquanto na Terra, Jane e sua equipe buscam uma maneira de abrir um portal para Asgard.

Na cena pós-créditos, Selvig foi levado para uma instalação da S.H.I.E.L.D., onde Nick Fury abre uma maleta e pede-lhe para estudar um objeto misterioso, que Fury diz que têm um poder incalculável. Um Loki invísivel ordena que Selvig concorde, e Selvig faz.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco

Stellan Skarsgård como Erik Selvig.

O deus do trovão baseado na divindade da mitologia nórdica de mesmo nome. O diretor Kenneth Branagh e o chefe da Marvel Studios escolheram Hemsworth depois de um processo "vai-e-vem" em que o ator de 27 anos foi inicialmente desconsiderado e, em seguida, dada uma segunda oportunidade de concorrer ao papel.[6] Hemsworth declarou que ele ganhou 20 quilos para o papel e revelou que "não foi até Thor que eu comecei a levantar pesos, era tudo muito novo para mim".[7] No que diz respeito a sua opinião da personagem, Hemsworth disse: "Nós só ficavamos tentando humanizá-lo de tudo, e mantê-lo muito real. Olhamos em todas as pesquisas sobre as histórias em quadrinhos que poderíamos, mas também trazê-lo de volta para quem é esse cara como pessoa, e qual é sua relação com pessoas nas cenas individuais?''.[8]Sobre seu aprimoramento ao estilo de luta de Thor, ele comentou: "Primeiro, olhamos para os quadrinhos e as posturas, a forma como o Thor se movimentava e lutava, e muito de seu poder parece ser elaborado através do solo. Falamos sobre pugilistas, você sabe, Mike Tyson, muito baixo para o chão e peito aberto e grandes oscilações de ombro grande e muito tipo de brutal, mas graciosa, ao mesmo tempo, e depois como filmamos essas coisas coisas tornou-se mais fácil".[9]

Uma cientista, com interesse amoroso em Thor. A Marvel Studios afirmou em um anúncio que a personagem foi atualizada a partir dos quadrinhos.[10] Quando perguntada por que ela assumiu o papel, Portman respondeu: "Eu apenas pensei que sou como uma ideia estranha, porque Kenneth Branagh dirigindo, então eu fiquei tipo, 'Kenneth Branagh fazendo Thor é superestranho, eu tenho que fazer isso".[11] Portman declarou que ela realmente queria fazer um filme de grandes efeitos que enfatizasse seus personagem, e ficando a fazer com Branagh foi uma nova maneira de abordá-lo, em relação a Star Wars.[12] Em relação a sua preparação para o papel, Portman comentou: "Eu assinei para fazer isso antes que houvesse um script. E Ken, que é incrível, que é tão incrível, era como, 'Você pode realmente ajudar a criar esse personagem. Eu tenho que ler todas essas biografias de mulheres cientistas como Rosalind Franklin que realmente descobriu a dupla hélice do DNA, mas não obteve o crédito por isso".

Baseado na divindade mitológica de mesmo nome, ele é o irmão adotivo de Thor e principal antagonista do filme. Hiddleston foi escolhido depois de já ter trabalhado com Branagh, em Ivanov e Wallander.[13] Inicialmente Hiddleston fez teste para interpretar Thor, mas Branagh decidiu que o seu talento seria melhor aproveitado se ele interpretasse Loki. Hiddleston afirma que "Loki é como uma versão em quadrinhos de Edmund em Rei Lear, mas mais desagradável". Hiddleston afirmou que ele tinha que manter uma dieta rigorosa antes do início das filmagens porque "Ken (Branagh) queria que Loki tivesse uma aparência magra e faminta, como Cassius de Júlio César. Fisicamente, ele não pode estar posando como Thor".[14] Hiddleston tomou Peter O'Toole como inspiração para Loki. assim explicando: "Curiosamente, Kenneth Branagh disse para olhar para Peter O'Toole em dois filmes específicos, O Leão no Inverno e Lawrence da Arábia. O que é interessante sobre ... o seu desempenho é que você vê o quão danificado está. Há uma crueza; é quase como se ele está vivendo com uma camada de pele descascada. Ele é grandioso e, em certos momentos, ora hilariante e, em seguida, aterrorizante. O que queríamos era que a volatilidade emocional. É um estilo diferente de agir, não é exatamente a mesma coisa, mas é fascinante para voltar e ver um ator tão grande como O'Toole".[15]

Um cientista que estava fazendo uma pesquisa no Novo México e acidentalmente encontra Thor.[16] Skarsgård afirmou que não era inicialmente familiarizado com Thor. Quanto ao porquê de ele tomou parte, observou Skarsgård: "Eu escolhi fazer Thor por causa de Kenneth Branagh. O roteiro foi bom e temos que ensaiar e conversar com os escritores e colaborar no processo de criação para torná-lo apto para nós. Então, eu tive um tempo muito feliz sobre ele. O que eu sempre tento fazer é imediatamente fazer algo que receba variação em minha vida. Eu fiz cerca de 90 filmes e se eu fizesse a mesma coisa uma e outra vez eu ficaria entediado agora".

Rei dos Gigantes de Gelo e pai biológico de Loki, baseado no seu mitológico de mesmo nome. Feore afirmou que levou cinco horas para a sua maquiagem ser feita. Sobre seu personagem, Feore afirmou: "Eu sou o rei dos Gigantes de Gelo".

Um membro do Três Guerreiros, um grupo de três aventureiros Asgardiano que estão entre camaradas mais próximos de Thor, conhecido tanto por seu apetite. Stevenson trabalhou anteriormente com Kenneth Branagh no filme de The Theory of Flight, e com a Marvel Studios como o personagem-título em Punisher: War Zone. Stevenson usava um terno de gordura para o papel, afirmando: "Eu tentei o terno, e que eles fizeram é tipo de sexo-lo: ele é uma espécie de mais magro, mas redondo". Stevenson disse: "Ele tem cada pedacinho daquele Falstaffian verve e vigor, e um pouco de barriga de cerveja para sugerir que um enorme apetite, mas ele não é o tipo de figura em forma ele está nos quadrinhos. Ele é Falstaff com músculos".

A sentinela que tudo vê e tudo ouve, guardião da Ponte de Bifröst, baseado na divindade nórdica de mesmo nome. Elba disse que o envolvimento de Branagh foi um incentivo importante para assumir o papel: "Branagh me ligou pessoalmente e disse: 'Eu sei que isto não é um papel grande, mas eu adoraria vê-lo fazendo." Sobre o papel Elba comentou: "Eu fiz em uma tela verde pela primeira vez! Eu não gostaria de fazer um filme inteiro de tela verde". No entanto, Elba afirmou que ele assumiu um compromisso de quatro filmes com a Marvel Studios.

  • Kat Dennings como Darcy Lewis: Uma colega de trabalho de Jane Foster. Dennings descreveu seu personagem como a "pequena ajudante gnomo de Foster". Dennings afirmou que seu papel foi ampliado durante o processo de ensaio. Dennings, explicou: "Ela é como uma espécie de cachorrinho ou talvez um hamster. Não havia muito na página para o papel de Darcy para começar e eu nem sequer vi um script antes de eu levar o trabalho para que eu não sabia realmente quem era Darcy no começo. Mas ela realmente evoluiu."
  • Anthony Hopkins como Odin:

O governante de Asgard, pai de Thor, e pai adotivo de Loki, baseado na divindade nórdica de mesmo nome.[17] Em uma entrevista Hopkins declarou que não sabia nada da história em quadrinhos. Sobre o filme, ele disse: "É um filme de super-heróis, mas com um pouco de Shakespeare".[18] Hopkins declarou: "Eu estou muito interessado na relação entre pais e filhos" e que, "a relação do meu pai comigo estava fria. Ele era um personagem de sangue-quente, mas para mim, frio. Quando eu era jovem, ele expressou sua decepção porque eu estava ruim na escola e tudo isso. Ele não quis dizer nada, mas senti que nunca iria atender às suas expectativas". Hopkins manifestou que encontrou uma ressonância pessoal no papel de Odin, dizendo: "Ele é um homem severo. Ele é um homem com um propósito. Eu faço o deus que expulsa o filho do reino de Asgard, porque ele errou. Ele é um cabeça-quente, jovem temperamental, provavelmente um chip fora do bloco velho, mas eu digo que ele não está realmente pronto para governar o reino futuro, então eu o bano. Eu sou um homem duro e quando a minha mulher reclama eu digo 'É por isso que sou o rei.' Eu me identifico um pouco com Odin".

A esposa de Odin, rainha de Asgard, madrasta de Thor e mãe adotiva de Loki, com base na divindade mitológica de mesmo nome. Russo afirmou em março de 2011, em entrevista que ela assinou contrato para possíveis sequelas, brincando que, "eventualmente eles vão me chutar para fora, por isso quem sabe quantos eu vou fazer".

Um membro dos Três Guerreiros, principalmente identificados por seu comportamento severo e como o único membro que não é um Aesir. Ray Stevenson disse do caráter de Asano: "Ele não fala muito, mas quando o faz, todo mundo se cala. Mas também na sala de cura onde todos lambe suas feridas, ele é o cara que só fala sobre seu negócio".

Um membro dos Três Guerreiros, caracterizada como uma irreprimível romântico. Stuart Townsend foi inicialmente lançado após Zachary Levi ser forçado a abandonar o papel devido a um conflito de agendas. No entanto, dias antes do início das filmagens, Townsend foi substituído por Dallas citando "diferenças criativas". Dallas disse acreditar que Fandral "gostaria de pensar em si mesmo um namorador. Ele gostaria de pensar em si mesmo, eu estava dizendo, como o R. Kelly de Asgard . Ele é um amante, não um lutador". Dallas mencionou que Errol Flynn foi uma inspiração para o personagem afirmando: "Ele foi uma grande inspiração para o personagem e para mim. Eu vi um monte de seus filmes e meio que tenho isso em meus ossos. Eu tentei trazer para fora um pouco de Flynn-ness nele. Flynn tinha um monte de que charme pueril que Fandral tem".

Um guerreira e amiga de infância de Thor baseado na divindade mitológica do mesmo nome. Alexander era mais conhecido por ter interpretado Jessi XX na série da ABC Family  Kyle XY. Alexander disse que ela estava familiarizado com a Marvel Comics antes de ter tomado a parte, tendo crescido com quatro irmãos. Alexander disse que a parte requerido horas por dia no ginásio, embora a formação não é estranha para ela, explicando que ela foi uma das poucas meninas em ColleyvilleTexas, da equipe de wrestling do ensino médio. Alexander descreveu seu personagem como "um dos caras" e que, "ela é, um guerreiro habilidoso muito talentoso e pode ficar em sua própria contra qualquer vilão no filme". Sobre seu relacionamento com Thor, ela declarou: "Ela é muito leal a Thor e se preocupa muito com a protegê-lo e proteger Asgard".

Clark Gregg reprisa seu papel como o agente da S.H.I.E.L.D. Phil Coulson, de Homem de Ferro e Homem de Ferro 2. Adriana Barrazainterpreta Isabel Alvarez e Maximiliano Hernández interpreta o agente da S.H.I.E.L.D. Jasper Sitwell. Os atores Joseph Gatt, Joshua Cox e Douglas Tait interpretam os Gigantes de Gelo. Stan Lee e J. Michael Straczynski fazem pequenas participações como motoristas de caminhão pick-up. Samuel L. Jackson faz uma participação não-creditada como Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D., que como revelado em Homem de Ferro está trabalhando na "Iniciativa Vingadores". Jeremy Rennertambém faz uma rápida participação introduzindo o personagem Gavião Arqueiro. Dakota Goyo e Ted Allpress interpretam Thor e Loki, respectivamente, como crianças.

Produção

Desenvolvimento

"Os poderes de Thor são ótimos, sim... Mas no final do dia, ele é um homem ... Odin envia-lo para a Terra porque ele não é perfeito. Ele é impetuoso, arrogante. E mesmo com excesso de confiança... ele também sagra. Você quer se sentir raiva de Thor quando ele se enfurece... Você quer ter uma reação visceral com o cara, e o que acontece com ele. Você não quer que suas aventuras sejam limpas e anti-sépticas. Você quer ver a sujeira e o sangue. Você quer sentir cada osso quebrando no momendo de cada luta. E quando ele desencadeia a tempestade, você quer sentir como se você estivesse vendo o poder de um Deus trabalhando."
—Ashley Miller, co-roteirista de Thor, sobre o projeto.

Sam Raimi originalmente concebeu uma ideia de Thor após Darkman (1990), realizando uma reunião com Stan Lee e apresentando a ideia a 20th Century Fox, mas eles não entenderam isso. Thor foi abandonado até abril de 1997, quando a Marvel Studios estava começando a se expandir rapidamente. O primeiro filmes ganhou impulso após o lançamento do bem sucedido filme X-Men. O plano era para o filme a ser feito para TV. A United Paramount Network estava em negociações para exibi-lo. Animados com a perspectiva, eles criaram um script e negociaram com Tyle Mane para estrelar como Thor. Em maio de 2000, Marvel Studios trouxe a Artisan Entertainment para ajudar a financiá-lo como um filme, mas Thor ainda estava sendo "desenvolvido no iferno" até abril de 2002, e em junho de 2004, o projeto ainda tinha ainda de ser escolhido por um estúdio. No entanto, a Sony Pictures Entertainment comprou os direitos do filme, e em dezembro de 2004 David S. Goyer estava em negociações para escrever e dirigir. Em 2005, embora houvesse conversações entre Goyer e a Marvel, foi revelado que Goyer não estava mais ligado ao filme, embora nesta ponto, o filme foi definide para ser distribuído através da Sony Pictures.

Mark Protosevich, um fã dos quadrinhos Thor, assinou para escrever o roteiro em abril de 2006, período em que a Paramount Pictures adquiriu os direitos da Sony. Nesse ano, o filme foi anunciado para ser uma produção da Marvel Studios. Em dezembro de 2007, Protosevich descreveu seus planos para "a origem do super-herói, mas não sobre um humano ganhando super poderes, mas de um deus realizando seu verdadeiro potencial". Em agosto de 2007, a Marvel Studios assinou contrato com Matthew Vaughn para dirigir o filme. Vaughn então reescreveu o roteiro de Protosevich, a fim de derrubar o orçamento para US$ 150 milhões, já que o primeiro rascunho de Protosevich teria custo de produção estimado em US$ 300 milhões. Ele pretendia começar a filmar no final de 2008 e depois do sucesso de Homem de Ferro, a Marvel Studios anunciou que pretenddia lançar Thor em 04 de junho de 2010, com Homem de Ferro 2 sendo utilizado para introduzir o personagem de Thor.

Pré-produção

"Thor, no seu melhor, sempre teve uma inclinação clássica em termos de sua história, a maneira como ele fala e os dramas de Shakespeare, muitas vezes que o cercam. Esse tipo de diálogo e personagem precisa de alguém que vem de um fundo de formação clássica, a fim de não soar forçado ou artificial. Branagh é a escolha perfeita. "
J Michael Straczynski, co-roteirista de Thor, sobre Kenneth Branagh.

Vaughn foi liberado quando seu contrato expirou em maio de 2008, altura em que a Marvel selecionou Protosevich para trabalhar em um novo projeto e começou a procurar um novo diretor. Em Setembro de 2008, DJ Caruso vinha discutindo a assumir o projeto, embora ele não tinha lido o roteiro. Mais tarde naquele mês, foi revelado que Kenneth Branagh havia entrado em negociações para dirigir, e em dezembro de 2008, Branagh confirmou que ele foi contratado. Ele a descreveu como "uma história humana no centro de um cenário de grande épico". Branagh afirmou que ele esperava começar a filmar em janeiro de 2010, e a Marvel Studios mudou a data de lançamento do filme do dia 16 de julho de 2010 para o dia 17 de junho de 2011, quase um ano inteiro depois. Mais tarde, mudou a data de lançamento para 20 de maio de 2011, com a iontenção de diostanciar do lançamento de outro filme do estúdo, Capitão América: O Primeiro Vingador, que estava agendado para ser lançado em 22 de julho de 2011. Em fevereiro de 2009, Samuel L. Jackson, que havia brevemente interpretado Nick Fury no final do filme Homem de Ferro, assinou para reprisar o papel no filme, como parte de um acordo de nove filmes com a Marvel Studios. No entanto, em uma entrevista em abril de 2010, Jackson afirmou que ele não estaria presente em Thor. Quando perguntado o porque, Jackson afirmou "[...]Eles disseram que eu estava no comércio, e eu estava tipo, 'Ooh Eu tenho um trabalho!' Liguei para meu agente e ele disse: 'Não, você não está nele.' Eu estava tipo, 'Merda! Bem, eles precisam me pagar se eles vão colocar o meu nome nela". Mais tarde, em uma aparição em 2011 no Late Night with Jimmy Fallon, Jackson revelou que ele iria filmar um cena de Thor para servir como "tecido conjuntivo" para Os Vingadores.

Em fevereiro de 2009, uma chamada de elenco saiu à procura de atores com certos atributos físicos para uma audição para o papel de Thor. Em maio de 2009, Chris Hemsworth estava em negociações para interpretar o papel-título depois de um processo de "vai-e-vem" em que o ator de 25 anos de idade, foi vetado no início, então, dada uma segunda oportunidade de fazer o teste para o papel. No dia seguinte, a Marvel anunciou que Tom Hiddleston, que havia trabalhado com Branagh antes e tinha sido inicialmente considerado para retratar o papel principal, foi escalado como Loki. Kevin Feige da Marvel Studios confirmou em junho daquele ano, que tanto Hemsworth quanto Hiddleston tinha assinado para seus respectivos papéis. Feige mencionado que o filme teria lugar em ambos: nos dias naturais da Terra e em Asgard, mas o hospedeiro humano de Thor, Dr. Donald Blake, não seria incluído.

Com Hemsworth e Hiddleston confirmados, o resto do elenco começou a se preencher. Em julho, a Marvel anunciou que Natalie Portman iria interpretar Jane Foster. Jaimie Alexander e Colm Feore se juntaram ao elenco em setembro, com Alexander retratando Sif e o papel Feore não sendo revelado, embora tenha sido pensado que ele seria um vilão. Em entrevista ao site de notícias sueco Ystads Allehanda, Stellan Skarsgård afirmou que ele havia se juntado ao elenco, embora ele não especificou o seu papel. No final de outubro, Anthony Hopkins tinha sido escalado como Odin no filme. Várias semanas mais tarde, a Marvel anunciou que já tinha escolhido os atores para interpretar os três guerreiros, Fandral era para ser interpretado por Stuart Townsend, Hogun era para ser interpretado por Tadanobu Asano e Volstagg era para ser interpretado por Ray Stevenson. Alguns dias depois foi anunciado que Idris Elba se juntou ao elenco, retratando Heimdall.

Em uma entrevista, Natalie Portman revelou que a atriz Kat Dennings estaria envolvida no projeto. Dennings retrata Darcy, um colega de trabalho da Jane Foster de Portman. Em dezembro, Rene Russo foi escalado como Frigga, mãe adotiva de Thor e esposa de Odin. Mais tarde naquele mês, os atores Joseph Gatt, Troy Brenna e Joshua Coxhaviam sido escalados para o filme, embora nenhum de seus papéis foram revelados. Em janeiro de 2010, Adriana Barraza se juntou o elenco do filme, em uma aparição de suporte. Apenas alguns dias antes do início das filmagens, Stuart Townsend foi substituído por Joshua Dallas como Fandral, citando "diferenças criativas". Quando a pré-produção de Homem-Aranha 4 foi paralisada, a Paramount e Marvel Entertainment adiantaram o lançamento de Thor para duas semanas antes da data divulgada anteriormente, ou seja, 06 de maio de 2011.

Filmagens

O diretor Kenneth Branagh promovendo o filme em Londres, em abril de 2011.

Em outubro de 2008, a Marvel Studios assinou um contrato de arrendamento de longo prazo com a Raleigh Studios para filmar seus quatro futuros filmes - Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador e Os Vingadores - na Manhattan Beach (Califórnia).[19] A Production Weekly informou que as filmagens de Thor da Marvel foram programadas para começar em Los Angeles em meados de janeiro, então se mudaram para Santa Fé (Novo México), onde as mesmas iriam começar a partir de março e iam se estender até o final de abril. [20] A fotografia principal começou em 11 de janeiro de 2010.[21] Alguns dias após o início das filmagens, foi relatado que Clark Gregg tinha assinado para reprisar seu papel que desempenhou em Homem de Ferro e Homem de Ferro 2 como o Agente Coulson, da S.H.I.E.L.D..[22]Em fevereiro, a Paramount Pictures entrou em negociações com Del Mar (Califórnia) para usar trechos de 300 jardas de praia para filmar uma cena de Thor envolvendo seis cavalos correndo pelo terreno. Paramount disse que esta costa foi ideal, porque sua inclinação gradual de areia até a linha d'água cria oportunidades de reflexão excelentes no filme. [23] Em 15 de março de 2010, a produção de Thor mudou-se para Galisteo (Novo México), onde uma cidade inteira foi construída para as filmagens.[24][25]

Branagh, um fã de quadrinhos desde a infância, comentou sobre o desafio de aproximar Asgard e o mundo moderno: "Inspirado no mundo dos quadrinhos tanto pictoricamente e de composição de uma vez, nós tentamos encontrar uma maneira de fazer uma virtude e uma celebração da distinção entre os mundos que existem no filme, mas absolutamente fazê-los viver no mesmo mundo. É sobre encontrar o estilo de enquadramento, a paleta de cores, encontrar a textura e a quantidade de movimento de câmera que ajuda a celebrar e expressar as diferenças e as distinções nesses mundos. Se conseguir, ele irá marcar este filme tão diferente... A combinação do primitivo e o sofisticado, o antigo e o moderno, acho que potencialmente é a fusão emocionante, a tensão excitante o filme".[26]

Em abril, a perspectiva para filmar partes do Thor em Del Mar, Califórnia havia caído completamente. A Paramount Pictures enviou uma carta informando a cidade que haviam escolhido o Norte da Califórnia para filmar uma cena em frente à praia para o filme. A carta citou preocupações com custos de produção, já que o local se encontrava muito longe de sua sede. [27]

Pós-produção

O filme encerrou a fotografia principal em 06 de maio de 2010 e entrou em processo de pós-produção.[28] Foi relatado em fevereiro de 2010 que a empresa francesa BUF Compagnie foi contratada para criar os efeitos visuais para o filme. [29] A Digital Domain também trabalhou nos efeitos visuais do filme.[30] Branagh afirmou que a BUF, que desenvolveu os efeitos para as corridas através do espaço, era muito inspirado por fotos tiradas do Telescópio Hubble do profundo espaço. Branagh afirmou que ele enviou pinturas a partir de estudos clássicos de William Turner a Digital Domain, quando a criação de Jotunheim começou.[31]

O filme também foi lançado em 3D. Em uma entrevista com o Los Angeles Times, Kenneth Branagh afirmou que o processo 3D inicialmente foi opcional, mas "chegamos a sentir que no nosso caso, 3D poderia ser o grande amigo da história e dos personagens para um tipo diferente de experiência". [32] Apesar de 2D ter sido usado para as filmagens, o produtor Kevin Fiege afirmou que os "efeitos especiais do filme foram concebidos e executados desde o início em 3D".

Em outubro de 2010, o elenco foi novamente chamado para um número não divulgado de refilmagens.[33]

Em março de 2011, as cenas envolvendo Adriana Barraza foram retirados o processo de edição. Kenneth Branagh enviou uma carta de desculpas explicando as razões para o corte e desejando trabalhar com Barraza novamente no futuro. Em resposta, Barraza declarou: "Entristece-me porque o filme é grande e porque eu estava atuando ao lado de alguns atores tremendos que eu admiro muito, mas eu entendo a natureza de filmes, e não é a primeira vez ou a última que as cenas serão cortadas".[34] Barraza aparece em apenas uma cena teatral depois corte do filme.

Em abril de 2011, a IMAX, a Paramount Pictures e a Marvel Entertainment anunciou que finalizaram um acordo para o lançamento do filme em digital IMAX e telas 3D. O lançamento marcou a continuação da parceria entre as empresas, que começou em Homem de Ferro 2.[35]

A cena pós-créditos em que o Erik Selvig de Skarsgård fica cara-a-cara com o Nick Fury de Samuel L. Jackson foi dirigida por Joss Whedon, que está dirigindo Os Vingadores.[36]

Trilha Sonora

Thor: Soundtrack from the Motion Picture
Trilha sonora de Patrick Doyle
Lançamento 3 de maio de 2011
Gênero(s) Trilha Sonora
Duração 1:11:53
Gravadora(s) Buena Vista

Em março de 2011, a Buena Vista Records revelou detalhes sobre a trilha sonora. O álbum inclui a partitura original do filme por Patrick Doyle e foi lançado em alguns territórios europeus no final de abril.[37]

Em abril de 2011, o presidente da Marvel Studios Kevin Feige revelou que a música do Foo Fighters foi adicionada ao filme. A canção "Walk é toca durante uma cena em que Thor, despojado de seus poderes e abandonado na Terra, vai para um bar no Novo México onde ele bebe com o personagem de Stellan Skarsgård. A faixa é tocada novamente nos créditos finais. Feige disse:

"Foi literalmente uma daquelas coisas que se uniram em questão de semanas, e se você perguntasse há dois meses, se quriamos ter uma música do Foo Fighters neste filme, eu teria dito que eu não penso assim. Mas nós ouvimos a música e gostamos muito. A música não foi escrita para o filme, obviamente, ele é do novo álbum deles, mas nós quase não podiamos acreditar quando ouvimos isso. Ken em particular simplesmente adorou essa letra sobre aprender a andar novamente e da forma que se encaixa nos temas do filme sobre redenção, aprender a ser um herói. A canção começa falando sobre estar a um milhão de milhas longe de casa e anseio e sendo separados por vastas distâncias, e não é nenhum segredo que Thor e Jane são de mundos diferentes."[38]

Faixas
N.º Título Duração  
1. "Chasing the Storm"   3:11
2. "Prologue"   3:09
3. "Sons of Odin"   1:48
4. "A New King"   3:00
5. "Ride to Observatory"   2:10
6. "To Jotunheim"   2:19
7. "Laufey"   3:40
8. "Frost Giant Battle"   4:22
9. "Banishment"   1:53
10. "Crisis In Asgard"   2:18
11. "Odin Confesses"   2:43
12. "Hammer Found"   1:11
13. "Urgent Matter"   2:21
14. "The Compound"   7:40
15. "Loki’s Lie"   1:54
16. "My Bastard Son"   2:39
17. "Science and Magic"   2:53
18. "The Destroyer"   2:57
19. "Forgive Me"   2:40
20. "Thor Kills the Destroyer"   1:53
21. "Brothers Fight"   6:59
22. "Letting Go"   3:17
23. "Can You See Jane?"   2:23
24. "Earth to Asgard"   2:23
Duração total:
1:11:53  

Lançamento

A estreia mundial de Thor aconteceu no domingo, 17 de abril de 2011, no Event Cinemas, na George Street, em Sydney.[39] A estreia nos EUA ocorreu na segunda-feira, 2 de maio de 2011 no Captain Theatre em Hollywood, Califórnia. O evento foi organizado por Isaiah Mustafa e transmitido ao vivo no site oficial da Marvel.[40]

Marketing

Hemsworth, Portman, Dennings e Hiddleston na San Diego Comic-Conde 2010.

Em julho de 2010, a Marvel Studios organizou um painel de Thor na San Diego Comic-Con de 2010, durante o qual o diretor Kenneth Branagh e os atores Chris Hemsworth, Natalie Portman, Kat Dennings, Tom Hiddleston e Clark Gregg falaram sobre o filme antes de mostrar algumas cenas do mesmo.[41] Alguns dias depois, as cenas exibidas na Comic-Con vazaram na internet.[42] O primeiro anúncio de televisão foi exibido pela primeira vez durante o Super Bowl XLV no canal de televisão dos Estados Unidos FOX. A taxa para a publicidade durante o jogo custou cerca de US$ 3 milhões por cada spot de 30 segundos.[43] A Marvel Studios e a Acura lançou um conjunto de marketing viral na Chicago Comic & Entertainment Expo.[44] Outros parceiros promocionais oficiais incluíam o Burger King, Dr Pepper, 7-Eleven e a Visa.[45] Em maio de 2011, o presidente do setor de animação da Marvel Enterteinment, Dan Buckley, e o editor-chefe da Marvel Comics Axel Alonso tocaram o sino de encerramento da New York Stock Exchange em comemoração ao lançamento nos cinemas de Thor.[46]

A cena pós-créditos do filme Homem de Ferro 2 mostrou o Agente Coulson da S.H.I.E.L.D. (interpretado por Clark Gregg) relatando a descoberta de um grande martelo no deserto. Rick Marshall da MTV News acreditava ser o martelo Mjöllnir pertencente a Thor, escrevendo: "Continua a grande tradição de ligar um filme a outro em desenvolvimento em todo o universo do filme da Marvel".[47] Nos comentários presentes no DVD, no início da cena, o diretor de Homem de Ferro 2, Jon Favreau, disse que a cena foi realmente uma referência a Thor, e "esta é uma cena de Thor".[48]

A Marvel Animation anunciou uma série de 26 episódios de animação em novembro de 2008, para ir ao ar no final de 2010 antes do lançamento do filme da Marvel Studios.[49]A empresa também lançou um filme de animação diretamente em vídeo, Thor: Tales of Asgard, para coincidir com o lançamento do filme live-action.[50]

Um game intitulado Thor: God of Thunder baseado no filme foi desenvolvido pela Sega usando as vozes e imagens de atores Chris Hemsworth e Tom Hiddleston, e foi lançado em 03 de maio de 2011.[51]

Home Media

Em julho de 2011, a Marvel Studios e a Paramount Pictures anunciaram o lançamento de Thor em Blu-ray 3D, Blu-ray e DVD. Os discos foram lançados em 13 de setembro de 2011 nos EUA. A edição especial de Thor que contém três discos inclui o filme em Blu-ray em alta definição, em 3D e 2D de alta definição, bem como em definição padrão de DVD com uma cópia digital. Os dois discos da combinação Blu-ray/DVD inclui uma apresentação de alta definição do filme, além de uma apresentação de definição padrão com uma cópia digital. Ambos os conjuntos vêm com mais de 80 minutos de material bônus.[52]

O diretor Kenneth Branagh disse que o DVD inclui, pelo menos, 20 minutos de cenas deletadas. Especificamente, Branagh afirmou o filme contém "coisas como os pais Asgardianos, Odin e Frigga, interpretada pela bela Rene Russo, há algumas cenas bonitas lá que eu acho que as pessoas irão gostar. E, certamente, Thor e Loki interagem de diferentes maneiras que preencham um pouco de uma história para trás, que fazia parte do nosso ensaio e pesquisa".[53]

Na sua primeira semana de lançamento, o DVD/Blu-ray de Thor tomou o primeiro lugar na lista de mais vendidos da Home Media Magazine.[54]

Recepção

Bilheteria

Thor ficou em segundo lugar em sua semana de estreia na Austrália seguido de Fast Five, da Universal Pictures, faturando US$ 5,8 milhões. O filme estreou com apenas 1% de vantagem sobre a propriedade da Marvel mais popular, o Homem de Ferro, que foi lançado na Austrália em 2008.[55] Na semana seguinte, Thor estreou em mais 56 cinemas, arrecadando 89,2 milhões de dólares no fim de semana.[56] Thor ficou em primeiro lugar em sua semana de estreia na América do Norte, ganhando 65,7 milhões de dólares, incluindo US$6,6 milhões em cinemas IMAX em 213 locais, representando 10% do fim de semana bruto.[57] O filme manteve o número um nas bilheterias americanas e canadenses durante o seu segundo fim de semana, quando teve uma queda de 47%, e arrecadou 34,7 milhões de dólares nos EUA. Thor encerrou sua exibição nos cinemas em 25 de agosto de 2011, arrecadando US$181.030.624 nos EUA e Canadá, bem como US$267.482.200 internacionalmente, totalizando US$448.512.824 milhões em todo o mundo.[58]

Prêmios

Ano Prêmio Categoria Recipiente Resultado Ref.
2011 Teen Choice Awards Melhor Performance Masculina Chris Hemsworth Indicado [62]
Scream Awards Melhor filme Thor Indicado [63]
Melhor filme de fantasia Thor Indicado
Melhor super-herói Chris Hemsworth como Thor Indicado
Melhor atriz coadjuvante Jaimie Alexander Indicado
Atriz revelação Jaimie Alexander Indicado
Ator revelação Chris Hemsworth Indicado
Ator revelação Tom Hiddleston Indicado
Melhor efeitos especiais Thor Indicado
Melhor filme baseado em quadrinhos Thor Indicado

THOR O MUNDO SOMBRIO

Thor: The Dark World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thor: The Dark World
Thor: O Mundo Sombrio (PT)
Thor 2: O Mundo Sombrio (BR)
Pôster do filme.
 Estados Unidos DJCTQ - 10.svg
2013 •  cor •  112 min 
Direção Alan Taylor
Produção Kevin Feige
Produção executiva Nigel Gostelow
Stan Lee
Alan Fine
Victoria Alonso
Craig Kyle
Louis D'Esposito
Roteiro Christopher Yost
Christopher Markus
Stephen McFeely
Don Payne (história)
Robert Rodat (história)
Baseado em Thor de Stan Lee
Larry Lieber
Jack Kirby
Elenco Chris Hemsworth
Natalie Portman
Tom Hiddleston
Anthony Hopkins
Stellan Skarsgård
Idris Elba
Christopher Eccleston
Adewale Akinnuoye-Agbaje
Kat Dennings
Ray Stevenson
Zachary Levi
Tadanobu Asano
Jaimie Alexander
Rene Russo
Gênero Ação
Aventura
Fantasia
Música Brian Tyler
Cinematografia Kramer Morgenthau
Edição Dan Lebental
Wyatt Smith
Companhia(s) produtora(s) Marvel Studios
Distribuição Walt Disney Studios Motion Pictures
Lançamento Portugal 31 de outubro de 2013
Brasil 1 de novembro de 2013
Estados Unidos 8 de novembro de 2013
Idioma Inglês
Orçamento US$ 170 milhões
Receita US$ 644 783 140[1]
Cronologia
Último
Homem de Ferro 3(2013)
Capitão América 2: O Soldado Invernal(2014)
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Thor: The Dark World (no Brasil, Thor 2: O Mundo Sombrio; em Portugal, Thor: O Mundo Sombrio) é um filme estadunidense, continuação de Thor, baseado no herói homônimo da Marvel Comics, produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures. É o segundo filme de Thor depois de 2011 e a oitavo filme do Universo Marvel Cinematográfico. Foi dirigido por Alan Taylor,[2] roteirizado por Christopher Yost, Christopher Markus e Stephen McFeely,[3] e estrelado por Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Stellan Skarsgård, Idris Elba, Kat Dennings, Ray Stevenson, Tadanobu Asano, Jaimie Alexander, Rene Russo e Anthony Hopkins reprisando seus papéis do primeiro, com os recém-chegados Christopher Eccleston, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Zachary Levi e Clive Russell que se juntam ao elenco.

A produção de Thor: The Dark World começou em abril de 2011, quando o produtor Kevin Feige anunciou planos para uma sequência acompanhando a linha do tempo com Os Vingadores. Em julho de 2011, Kenneth Branagh, o diretor do primeiro filme, Thor, se afastou do projeto. Brian Kirk e Patty Jenkins foram considerados para dirigir o filme antes de Taylor ser contratado em janeiro de 2012. A contratação do elenco foi encerrada em agosto de 2012, com a contratação de Eccleston, Dennings e Akinnuoye-Agbaje. A filmagem principal começou em Surrey, Inglaterra, com as filmagens continuando na Islândia e em Londres, tendo sido encerradas em dezembro de 2012. Thor: The Dark World foi convertido para 3D na pós-produção.

Thor: The Dark World estreou em Odeon Leicester Square em Londres, no dia 22 de outubro de 2013, com o lançamento no Brasilem 1º de novembro de 2013 e em 8 de novembro de 2013 nos Estados Unidos.[4]

Enredo

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Há muitos anos, Bor, pai de Odin, derrotou o exército dos elfos negros liderados por Malekith, que, com a ajuda de um elemento chamado Éter, queria fazer o Universo voltar a ser o que era antes de sua criação: pura escuridão. Após derrotar os Elfos, Bor ordena que o Éter seja enterrado em um local profundo, já que não pode ser destruído. Sem que Bor soubesse, Malekith, seu braço-direito Algrim e alguns outros Elfos escapam.

De volta aos dias de hoje, em Asgard, Loki é condenado à prisão perpétua por Odin após a batalha de Nova York. Enquanto isso, Thor e seus amigos Fandral, Volstagg e Sif combatem seres de Vanaheim; é a última batalha de uma série para trazer paz para os Os Nove Reinos.

Em Londres, a astrofísica Jane Foster, que não vê Thor desde os eventos do primeiro filme, tenta realizar um encontro com um homem chamado Richard, mas é interrompida por sua estagiária Darcy Lewis. Ela leva Jane a uma fábrica abandonada onde as leis da física ficam irregulares em alguns pontos. Jane acaba sugada por um vórtice e é levada para o local onde o Éter ficou guardado por milhares de anos. O elemento entra em seu corpo e a deixa exponencialmente mais forte que um ser humano comum.

Os asgardianos descobrem que um raro alinhamento dos Nove Reinos está prestes a ocorrer, e nos pontos onde os mundos se tocam, como na fábrica, portais são criados. Quando Heimdall conta a Thor que Jane sumiu da Terra, ele faz uma busca por ela até encontrá-la na fábrica. Percebendo que ela está dotada de uma força incomum, ele decide levá-la para Asgard, mas os médicos de lá não conseguem remover o elemento de seu corpo. Odin revela a Thor e Jane que o fato de ela ter sido apoderada pelo Éter confirma uma antiga profecia catastrófica. Frigga, esposa de Odin e mãe de Thor, acolhe Jane como sua protegida.

Malekith e seu exercito, despertados pelo lançamento do Éter, transformam Algrim em um Kursed hiperdesenvolvido e atacam Asgard. Malekith e Algrim matam Frigga enquanto procuravam Foster, mas escapam quando Thor chega. Odin ordena que seu filho permaneça em Asgard para proteger o reino em vez de partir em busca de vingança. Contudo, após o funeral de sua mãe, Thor decide levar Jane para longe de Asgard para que Malekith não ataque o reino. Sabendo da existência de uma passagem secreta para o mundo sombrio de Malekith, Thor se alia a Loki, oferecendo-o uma chance de vingar a morte de sua mãe adotiva. Os dois escapam com Jane em uma das naves dos Elfos e chegam ao mundo sombrio, com a ajuda de Sif e Volstagg.

Na Terra, Lewis descobre que Erik Selvig enlouqueceu e foi internado em um manicômio. Com a ajuda de seu estagiário, Ian, ela tira Erik do manicômio. Enquanto isso, Thor, Jane e Loki confrontam Malekith e Algrim. Loki apunhala Thor e entrega Jane a Malekith, mas era tudo um truque para surpreender Malekith e impedí-lo de se apoderar do Éter. Thor e Loki enfrentam Algrim, que mata Loki, mas não antes que ele conseguisse preparar uma granada, que destrói Algrim segundos depois. Enquanto isso, Malekith consegue, de fato, se apoderar do Éter. Thor e Jane deixam o corpo de Loki e vão à Terra através de um portal que encontraram. Em Londres, a nave mãe de Malekith estaciona nos jardins do Velho Real Colégio Naval, em Greenwich. É lá o local onde os Nove Reinos irão convergir, e é o ponto onde Malekith pretende usar o poder do Éter para destruir o Universo e fazê-lo voltar a ser pura escuridão. Enquanto Thor e Malekith brigam, Jane e Erik usam seus equipamentos científicos para lidar com os portais, e conseguem transportar Malekith e sua nave para o mundo sombrio no último segundo, onde o vilão é esmagado pela própria nave.

De volta a Asgard, Thor recusa o convite de seu pai para ser rei, dizendo que prefere continuar trabalhando para o reino fora do Trono. Quando ele deixa a sala do trono, a imagem de Odin se desfaz e é revelado que Loki se apoderou do trono.

Em uma cena em meio aos créditos, Volstagg e Sif visitam o Colecionador e confiam o Éter a ele, afirmando que, como o Tessaract já se encontra em Asgard, manter duas joias do infinito tão próximas seria perigoso. Na cena pós-créditos, Thor e Jane se reencontram na Terra.[5][6]

 

Elenco

Participações Especiais

  • Chris Evans como Steve Rogers / Capitão América, na verdade, parte de uma série de imitações rápidas que Loki faz logo ao ser libertado por Thor. A voz de Tom Hiddleston foi sincronizada com a boca de Chris na curta aparição que ele faz no filme.
  • Benicio Del Toro como Taneleer Tivan / Colecionador, em uma cena pós-créditos.
  • Ophelia Lovibond como a Ajudante do Colecionador, em uma cena pós-créditos.
  • Stan Lee fez sua breve aparição quando o Erik Selvig está dando sua brilhante palestra nos confins de uma clínica psiquiátrica.

Produção

Desenvolvimento

"Quando voltei para fazer Os Vingadores, eu já tinha feito F. Scott Fitzgerald (Meia-Noite em Paris), Capitão Nicholls (Cavalo de Guerra) e Freddie Page (Deep Blue Sea) e quando voltei a ser o Loki foi tipo "E aí, cara, como vai?".

Tom Hiddleston, sobre o retorno para o personagem Loki em Os Vingadores e Thor 2.

Em abril de 2011, antes do lançamento de Thor (2011), o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige declarou depois de Os Vingadores (2012), "Thor vai ter uma nova aventura".[7] Feige declarou mais tarde: "Don Payne está trabalhando em idéias da história para uma parte dois. Temos várias opções com Ken Branagh para discutir a voltar, mas agora o foco é sobre o primeiro.[8]

Em junho de 2011, a Walt Disney Pictures define a data de lançamento para 26 de julho de 2013, com Chris Hemsworth reprisando seu papel como o herói-título. Também foi relatado que Kenneth Branagh não voltaria como diretor, mas provavelmente seria envolvido, contribuindo na produção.[9] No dia seguinte, a Marvel formalmente contrata Payne, um dos escritores creditados do primeiro filme, para iniciar o script da sequência.[10]

Em agosto de 2011, Brian Kirk entrou em negociações iniciais para dirigir a continuação.[11] O filme seria a primeira vez que Kirk dirige um filme de grande orçamento, depois de ter dirigido a série Showtime para a BBC, e Game of Thrones da HBO. Idris Elba, que interpretou Heimdall no primeiro filme, afirmou que ele tinha planos para a sequência.[12]

Em setembro de 2011, Tom Hiddleston que interpreta Loki, confirmou que ele iria retornar na sequência, especulando que no filme, o seu personagem "tem que assumir a responsabilidade por aquilo que ele fez". Patty Jenkins, diretora de Monster lançado em 2003, entrou em negociações adiantadas com a Marvel Studios e Disney para dirigir o filme, depois de Kirk abandonou o projeto devido a pontos de atrito contratuais que surgiram durante as negociações.[13][14][15] Em 13 de outubro de 2011, a Disney mudou a data de lançamento do filme para 15 de novembro de 2013.[16]

Pré-produção

Em dezembro de 2011, Jenkins saiu do projeto, citando "diferenças criativas".[17] Três dias depois, a revista The Hollywood Reporter informou que a Marvel estava olhando para Alan Taylor e Minahan Daniel como diretores para substituir Jenkins.[18] THR também informou que a Marvel estava no meio de contratação de um roteirista para reescrever roteiro de Don Payne e publicou uma lista de possíveis escritores, que consiste de John Collee, Robert Rodat e Avary Roger.[19] Em 24 de dezembro de 2011, Alan Taylor, mais conhecido por dirigir alguns episódios das séries da HBO, foi confirmado como diretor da sequência.[20][21]

Em janeiro de 2012, Tom Hiddleston declarou que as filmagens está previsto para começar em Londres no verão de 2012.[22][23] Também em janeiro, foi relatado que a Marvel Studios contratou o roteirista Robert Rodat para reescrever a sequência.[24] Logo depois Jaimie Alexander que interpretou Sif, declarou: "Eu tive poucas discussões sobre Thor 2. Definitivamente vou fazer parte do projeto, de modo que vai ser divertido. E nós temos Alan Taylor que vai dirigir, então estamos muito animados, quero ver o que ele trazer. Em maio de 2012, a Disney mudou-se a data de lançamento para o filme uma semana antes da data anterior a 08 de novembro de 2013.[25]

Recepção

Bilheteria

Thor: The Dark World foi lançado em 36 países no dia 1º de novembro, estreando nos Estados Unidos e Canadá somente no dia 8 do mesmo mês. Em 4 dias de exibição, o longa atingiu US$ 109,4 milhões.[26]

Fora da América do Norte

Em 30 de outubro de 2013, a abertura no meio da semana, o filme arrecadou US$ 8,2 milhões a partir de 33[27], incluindo o Reino Unido e França, onde abriu mais elevado do que o seu antecessor.[28] Durante seus três primeiros dias, o filme arrecadou US$ 45,2 milhões,[29] e no final de semana, após a expansão para mais três territórios, totalizaram 109,4 milhões de dólares durante cinco dias, terminando em primeiro lugar em todos os 36 países.[29] Suas maiores aberturas foram registradas na China com US$ 21 milhões, Reino Unido, Irlanda e Malta com US$ 13,8 milhões e na França e na região do Maghreb com US$ 9,94 milhões.

No Brasil, a sequência de Thor arrecadou US$ 8,1 milhões, o que representa a quarta melhor estreia atrás da Inglaterra, França e México.[30]

A partir de 17 de novembro de 2013, The Dark World torna-se a terceira maior arrecadação internacional do Universo Marvel Cinematográfico depois de Os Vingadores e Homem de Ferro 3.[31]

Em 21 de novembro de 2013, o longa arrecada meio bilhão de dólares em bilheteria. Os países que impulsionaram o filme do herói da Marvel a ultrapassar os US$ 500 milhões foram os Estados Unidos (US$ 151 milhões), China (US$ 46,1 milhões), Rússia (US$ 33,6 milhões), Brasil (US$ 22,2 milhões) e México (US$ 20,9 milhões)[32].

América do Norte

Thor: Dark World fez uma estimativa de US$ 7,1 milhões nas apresentações da noite de quinta-feira, mais do que o dobro do bruto da meia-noite de seu antecessor.[33] Na sexta-feira, o filme liderou as bilheterias com uma estimativa de US$ 31,6 milhões (incluindo ganhos na noite de quinta-feira), o que é 24% maior do que o bruto do filme original no dia de abertura.[34] De sexta a domingo o filme manteve-se no 1º lugar com US$ 85,7 milhões, o que representa um aumento de 30% no fim de semana de abertura do seu antecessor. [35] Esta foi a maior abertura de novembro para um filme distribuído pela Walt Disney Pictures, superando Os Incríveis.[36]

Em sua segunda semana de exibição nos Estados Unidos, o filme do herói da Marvel continuou liderando em arrecadações. Foram US$ 38,4 milhões, fazendo com que o longa somasse US$ 147 milhões em bilheteria nos Estados Unidos e Canadá, 23 milhões de dólares a menos que seu orçamento. [37]

Lançamento em vídeo

Thor: O Mundo Sombrio foi lançado em DVD, Blu-Ray e Blu-Ray 3D no Brasil no dia 19 de fevereiro de 2014, distribuído pela Walt Disney Home Video.[38]